Blog da NatusVita

XYLITOL: Um adoçante natural

xyli 7

Doces em geral

Hoje o blog está uma “delícia”, pois, vamos trazer uma dica nutritiva e saborosa, pra quem precisa ou quer diminuir o consumo de açúcar refinado. Ele que vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente para aqueles que desejam perder ou manter o peso, sem abrir mão de comer alimentos doces!

O que é Xylitol?

Pensando em oferecer um produto para as pessoas que desejam diminuir ou parar o consumo de açúcar refinado, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas para encontrar um substituto para o açúcar que, ao mesmo tempo, seja nutritivo, benéfico para a saúde e tenha eficácia no poder de adoçar. E, dentre os achados, descobriu-se o Xylitol.

O Xylitol é considerado um adoçante natural e é o que mais se assemelha ao poder adoçante do açúcar refinado comum, mas com a vantagem de oferecer metade das calorias do açúcar comum. Além disso, o Xylitol tem baixo índice glicêmico, portanto a sua absorção diferentemente do açúcar comum, não será tão rápida o que implicará em menor chance de ser transformado pelo corpo em gordura. O baixo índice glicêmico e calórico pode ser muito benéfico à saúde e para quem busca a “boa forma” sem abrir mão de consumir alimentos doces na sua dieta.

Entenda melhor a diferença entre os principais adoçantes, Tabela 1*:

xylitol 1

O índice glicêmico do Xylitol é somente 7, enquanto o da sacarose é 65 e a glicose (padrão) é 100.

Xylitol x Diabetes

O Xylitol pode ser bem tolerado por diabéticos e isso é possível por ele não promover aumento significativo na concentração de glicose no sangue.

Em pessoas com deficiência no metabolismo da glicose, que é o caso dos diabéticos, é muito importante o controle da taxa de glicose no sangue, para evitar sintomas e desordens relacionados à absorção da glicose. Ao contrário dos açúcares tradicionais, o Xylitol independe de insulina para ser metabolizado pelo organismo, podendo ser bem tolerado pelas pessoas portadoras de Diabetes mellitus Tipo I ou Tipo II. Uma das vias de absorção do Xylitol é o fígado e ele contêm uma enorme quantidade de enzimas capazes de rapidamente metabolizar o Xylitol e transformá-lo em energia. Já a absorção pelo intestino é considerada lenta, desse modo, sua concentração no sangue não sofre as mudanças bruscas com picos de glicemia.

Importante salientar que antes do uso do Xylitol, pessoas com diabetes devem consultar seu médico ou nutricionista.

Vantagens de consumir o Xylitol

xyli 6

Xylitol da NatusVita

  • Baixa caloria
  • Sem gosto residual
  • Alto poder adoçante
  • Baixo índice glicêmico
  • Sabor refrescante
  • Atua na prevenção de cáries
  • Próprio para diabéticos
  • É natural

Uso do Xylitol

O Xylitol é o mais estável dos açúcares e não participa das reações de Maillard (alteração da cor e sabor). Por isso, ele pode ser usado em diversas preparações como sobremesas, geleias, pudins, mousses, compotas, sucos, bebidas em geral e inclusive em preparações que necessitam de aquecimento, por ele não perder a sua doçura quando aquecido.

A recomendação é de não ultrapassar o consumo diário de 60g.

 
Vamos passar duas receitinhas fáceis, saudáveis e saborosas para você adoçar com Xylitol.

xyli 3

Aveioca proteica com banana em rodelas

AVEIOCA PROTEICA

Ingredientes:​

  • 1 banana madura
  • 1 colher de chá de Xylitol NatusVita®
  • 2 colheres de sopa de Farinha de Aveia NatusVita®
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco
  • 1 colher de café de Cacau Alcalino NatusVita® (O cacau é opcional)

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes, exceto o óleo de coco, no liquidificador, ou, amasse-os bem com um garfo, até formar uma massa homogênea. Unte uma frigideira com óleo de coco e despeje 1 concha da massa e frite-a em fogo baixo. Ou se preferir não fritar, despeje a massa num prato e asse no micro-ondas por cerca de 1 minuto (vai depender da potência do micro-ondas). Você pode consumir somente a massinha, adicionar alguma fruta de sua preferência, ou com pasta de amendoim integral sem adição de açúcar.

xylitol 4

Brigadeiro nutritivo

BRIGADEIRO NUTRITIVO

Ingredientes:​

  • 1/2 abacate ou 1 banana
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 colher de sopa de Cacau Alcalino NatusVita®
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de Xylitol NatusVita®

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes na batedeira até virar um creme. Leve à geladeira por 5 horas, coloque o creme em potinhos e consuma com castanhas trituradas por cima.

Referências bibliográficas:

*Fonte tabela: Revista Food Ingredients Brasil. Dossiê edulcorantes. n. 24, pp. 42,  2013. Disponível em:<http://www.revista-fi.com/materiais/302.pdf&gt;.

MUSSATTO, S. I.; ROBERTO, I. C. Xilitol: edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana. Rev. Bras. Cienc. Farm.,  São Paulo,  vol. 38, n. 4, pp. 401-413. Dezembro de 2002.

LOURENÇO, S. et al. Electrochemical oxidation and electroanalytical determination of xylitol at a boron-doped diamond electrode. Talanta. Vol. 119, pp. 509-516. Fevereiro de 2014.

MAIA, M. C. A.; GALVAO, A. P. G. L. K; DELLA MODESTA, R. C.; PEREIRA JUNIOR, N. Avaliação sensorial de sorvetes à base de xilitol. Ciênc. Tecnol. Aliment. Campinas, vol.28, n.1, pp.146-151. Janeiro/Março de 2008.

ISLAM, M. S.; INDRAJIT, M. Effects of xylitol on blood glucose, glucose tolerance, serum insulin and lipid profile in a type 2 diabetes model of rats. Ann Nutr Metab. Vol. 61, n. 1, pp. 57-64. Julho de 2012.

Responder