Blog da NatusVita

Whey Protein para perder peso e ajudar na hipertrofia

Recentemente, um estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition  sugeriu que uma dieta hipocalórica (com baixas calorias) e uma dieta hiperproteica (maiores doses de proteínas) pode atuar sobre a perda de massa gorda à medida que preserva e aumenta a massa magra durante a restrição energética.

Whey Protein para Perda de Peso

Whey Protein para Perda de Peso

Esse estudo compara duas intervenções nutricionais, ambas com baixas calorias (40% da necessidade diária). Em um grupo, que podemos chamar de “grupo proteína” foi ofertado 2,4 gramas de proteína por quilo do peso corporal ao dia de proteína sob a forma de Whey Protein (por exemplo: se uma pessoa tem 70kg, consumiu 168 gramas de proteína) e, no outro grupo foi ofertado 1,2 gramas de proteína por quilo do peso corporal ao dia de proteína também de Whey Protein.

Durante o estudo, todos realizaram exercício resistido (musculação) combinado com exercício intervalado de alta intensidade (HIIT) durante 6 vezes por semana. Nos dois grupos houve perda de peso. Porém, o “grupo proteína” teve maior perda de massa gorda quando comparado ao outro grupo. Além disso, o “grupo proteína” não só teve preservação, como aumento de massa magra durante a restrição energética.

Whey Protein e a Massa Magra

A perda de peso induzida pela dieta de baixa caloria pode resultar em até 30% de perda de massa corporal magra (músculo).  A preservação da massa magra durante a perda de peso pode ser importante na manutenção do desempenho físico, ao mesmo tempo que preserva o músculo.

Assim, estratégias que reduzem a perda de massa magra e até mesmo permitem ganhos de massa muscular durante um déficit de energia são de interesse para os atletas e para a saúde em geral.  E, esse resultado pode ser refletido diretamente, na performance física, na força, no sucesso do exercício, bem como o cumprimento de todo o treino. Por isso a importância do Whey Protein para evitar essa perda de músculos (massa magra).

Por que suplementar com Whey Protein?

Suplementar proteína, sob a forma de Whey Protein durante o treinamento de resistência pode resultar em acúmulo aumentado de massa magra. O Whey Protein possui uma composição completa de aminoácidos que são necessários para a manutenção, energia e hipertrofia muscular. Por isso, muitas evidências vem comprovando que o consumo aumentado de proteína pode ser benéfica para a composição corporal.

No estudo de Areta et al. (2014) mostrou-se que o consumo de Whey Protein (30g de proteína) após o exercício de resistência, com dieta de baixa caloria resultou em uma maior estimulação da síntese de proteínas musculares (aumento de músculos) do que o consumo de 15 g de proteína.

Em estudo de Pasiakos et al. (2010) relatou-se que a oferta do dobro de proteína diária recomendada (RDA), consumida na forma de Whey Protein, atenuava a perda de massa magra durante um déficit de energia com exercícios aeróbicos e de resistência. Podemos dizer assim que Whey Protein emagrece e ainda auxilia na manutenção da musculatura durante uma dieta onde há pouca quantidade de calorias. Outras pesquisas sugerem que cerca de 2g ou mais de proteínas por Kg do Peso corporal ao dia são necessárias para manter a massa magra quando um indivíduo está seguindo uma dieta com baixo índice de calorias.

Conheça  o Whey Protein Concentrado Gold da American Pharm. Produzido apenas com whey protein concentrado. Disponível nos sabores baunilha, morango e chocolate. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o produto: Whey Protein Concentrado

Whey Protein Emagrece

Whey Protein Concentrado – Gold Quality

Sempre procure um nutricionista, ele é o profissional mais indicado para adequar a sua suplementação de acordo com a sua fisiologia e seus objetivos.

Referências bibliográficas

  1. LONGLAND, T. M. et al. Higher compared with lower dietary protein during an energy déficit combined with intense exercise promotes greater lean mass gain and fat mass loss: a randomized Trial. The American Journal of Clinical Nutrition. 2016;103:pp. 738–46.
  2. PASIAKOS, S. M. Acute energy deprivation affects skeletal muscle protein synthesis and associated intracellular signaling proteins in physically active adults. J Nutr 2010;140:pp. 745–751.
  3. ARETA, J. L. et al. Reduced resting skeletal muscle protein synthesis is rescued by resistance exercise and protein ingestion following short-term energy deficit. Am J Physiol Endocrinol Metab 2014;306:pp.989–997.

2 Pingbacks & Trackbacks de

Whey Protein para perder peso e ajudar na hipertrofia

Responder