Blog da NatusVita

Óleo de Abacate: Conheça mais sobre a fruta do momento

ABACATE 7

Óleo extraído do Abacate

Saiu uma nova pesquisa publicada no Jornal Phytotherapy Research sobre a nova sensação do momento: o Abacate.

O Abacate que é a super fruta da vez, já foi vilã, pela sua alta composição lipídica e hoje se revela mais uma no grupo dos superalimentos!

De acordo com o estudo, o Abacate ajuda a prevenir a síndrome metabólica, que é uma desordem no qual está presente três ou mais fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes, como hipertensão, alto nível de triglicérides e circunferência abdominal aumentada.

“Os pesquisadores concluíram que o consumo da fruta pode ter influência sobre diversos aspectos, como no nível ruim de colesterol (LDL), o colesterol bom (HDL), triglicérides, colesterol total e fosfolipídeos. Os agentes hipolipemiantes, anti-hipertensivos, antidiabéticos, anti-obesidade, antitrombóticos, anti-ateroscleróticos e cardioprotetores presentes no abacate têm sido demonstrados em vários estudos, explicaram os autores. Em outras palavras, o abacate pode agir na prevenção de todos os sintomas da síndrome metabólica.”

Fonte: Revista Veja.com, 13 de abril de 2017.

Por que você deve comer abacate?

ABACATE

Abacate

O Abacate é uma fruta energética com alto valor nutricional contendo proteínas (1 a 3%), ácido fólico e quantidades apreciáveis ​​de cálcio, potássio, magnésio, sódio, fósforo, enxofre, silício e vitaminas E, B1, B2 e D.

Esse fruto tem sido reconhecido por seus benefícios à saúde, especialmente em função dos compostos lipídicos como: ácidos graxos ômega, fitoesterois, tocoferois e esqualeno. Estudos têm demonstrado os benefícios do Abacate associado a uma dieta balanceada, principalmente, na redução do colesterol e na prevenção dos fatores de risco de doenças crônicas.

O Abacate pode ajudar a evitar o acúmulo de gordura no abdômen, o tipo mais perigoso. Por ser rico em gordura saudável e bastante denso, proporciona maior saciedade.

Pessoas que comem mais Abacate, segundo a pesquisa, pesam menos e tem circunferências abdominais menores do que aquelas que não o consomem, mesmo sem controlar a quantidade de calorias que ingerem. Além disso, o Abacate também é uma boa fonte de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.

criolipolise

Circunferência abdominal

Óleo de abacate

A polpa de Abacate contém alto teor de lipídios, sendo formados principalmente por ácidos graxos insaturados (60-84%). Dessa fração lipídica ele é composto por aproximadamente 63% de ácidos graxos ômega-9.

ABACATE 2

Óleo de Abacate em cápsulas da NatusVita

Em comparação com outros óleos vegetais, o Óleo de Abacate é caracterizado por ter altos níveis de ácidos graxos monoinsaturados (ácidos oleico e palmitoléico), ácidos graxos poli-insaturados (ácido linoleico) e níveis relativamente altos de ácidos graxos saturados (ácidos palmítico e esteárico).
Para além da sua composição em ácidos gordos, estes óleos contêm outros componentes, tais como tocoferóis, esqualeno, b-sitosterol, campesterol e acetato de cicloartenol, que exercem efeitos positivos na saúde.

O fitoesterol presente no Óleo de Abacate é uma substância que atua inibindo a absorção intestinal de colesterol e diminuindo a síntese de colesterol hepático. O benefício da redução do colesterol também vem da substituição de gorduras saturadas por insaturadas, que promovem uma diminuição no colesterol total e LDL “ruim” e um aumento nos níveis de HDL “bom”.

gorduras boas

Gorduras boas x gorduras ruins. Fonte: vivomaissaudavel.com.br

O Óleo de Abacate possui em sua composição substâncias bioativas capazes de prevenir e controlar as dislipidemias. Uma dieta balanceada aliada ao consumo de Óleo de Abacate pode estar associada à redução do risco de doenças e à manutenção da saúde.

Além disso, o Óleo de Abacate possui um perfil de ácidos graxos e esteróis muito semelhante ao perfil do azeite de oliva, oferecendo ao consumidor um produto de qualidade superior e com menor custo.

Dentre os alimentos fontes de gorduras “boas”, o Óleo de Abacate se destaca pela excelente qualidade nutricional. Por ser rico em gorduras insaturadas, de acordo com alguns estudos, o Óleo de Abacate pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de hiperlipidemias e síndrome metabólica podendo auxiliar na diminuição dos fatores de risco das doenças crônicas e em especial as cardiovasculares.

Corre lá no site da NatusVita e garanta o seu Óleo de Abacate em cápsulas, com o melhor preço do mercado! https://www.natusvita.com.br/

Referências bibliográficas

DUARTE, P. F. et al. Avocado: characteristics, health benefits and uses. Cienc. Rural, Santa Maria , vol. 46, n. 4, pp. 747-754. Abril de 2016.

SALGADO, J. M. et al. O óleo de abacate (Persea americana Mill) como matéria-prima para a indústria alimentícia. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas , vol. 28, pp. 20-26. Dezembro de 2008.

TABESHPOUR, J.; RAZAVI, B. M.; HOSSEINZADEH, H. Effects of Avocado (Persea americana) on Metabolic Syndrome: A Comprehensive Systematic Review. Phytotherapy Research. Vol. 31, n. 4. Abril de 2017.

Revista Veja.com. Saúde. Por que você deve comer abacate. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/saude/por-que-voce-deve-comer-abacate/&gt;. Acesso em 03 de Maio de 2017.

 

 

 

Responder