Blog da NatusVita

O que é a Vitamina K2 MK7 e para que serve a Vitamina K2?

Vitamina K2 – O que é?

A vitamina K2 também conhecida como Menaquinona, é um subtipo da vitamina K. A vitamina K2 é sintetizada por bactérias intestinais ou pode ser encontrada em alguns alimentos fermentados. Ela está ligada à coagulação sanguínea, a síntese de proteínas ósseas e à proteção vascular.

Embora não muito popular, nos últimos anos, tem se encontrado cada vez mais evidências científicas do benefício da vitamina K2, comprovando-se mais a sua essencialidade na manutenção da saúde.

Vitamina K2 e Coagulação sanguínea

A vitamina K de maneira geral, atua como cofator essencial na reação de coagulação sanguínea. Ela media a formação de resíduos específicos de ácido glutâmico (Glu), que leva à capacidade das proteínas de coagulação a se ligarem ao cálcio, permitindo assim a interação com os fosfolipídios das membranas de plaquetas e células endoteliais, o que, por sua vez, possibilita o processo de coagulação sanguínea normal.

Além de desempenhar papel essencial na coagulação sanguínea, agora se sabe que a vitamina K2 desempenha papel importante na formação óssea e na regulação dos sistemas de múltiplas enzimas.

Manutenção óssea e Vitamina K2

Vitamina K2 O que e

Manutenção óssea

A Osteocalcina que é uma proteína específica dos ossos precisa da presença de vitamina K2 para ser maturada e para assim exercer suas funções sobre a mineralização óssea. A presença de vitamina K2 garante a ativação de proteínas ósseas que regulam a remodelagem óssea, um processo necessário para manter a saúde do osso.

Em 2003 foi realizado um estudo com suplementação de vitamina K2 em mulheres na pós-menopausa, no qual os autores observaram um retardo na perda óssea.

Portanto, a ingestão adequada de vitamina K2 pode ser benéfica para a saúde óssea, redução de fraturas e a homeostase de cálcio.

Saúde Vascular e Vitamina K2

Vitamina K2 Para que Serve

Saúde cardiovascular

A vitamina K2 parece estar relacionada ao bloqueio da deposição de cálcio que é causada por uma reação inflamatória. Geralmente se isso ocorre nos vasos sanguíneos é sinal de que há formação de placas na artéria (aterosclerose), sendo este um problema que se refletirá sobre a saúde do coração.

O envolvimento da vitamina K2 na proteção das artérias é explicado pelo seu papel na ativação da proteína GLA da matriz (MGP). A MGP se vincula ao Cálcio e inibe a calcificação de tecidos moles e cardiovasculares, exercendo papel de proteção dos vasos sanguíneos.

Por que suplementar Vitamina K2?

Vitamina K2 Comprar

Vitamina K2 da NatusVita

Por ser sintetizada no nosso intestino por meio de bactérias saudáveis, a vitamina K2 pode estar deficiente caso a produção bacteriana não seja suficiente. Com o passar dos anos é comum que a produção intestinal seja diminuída. Outros fatores que podem influenciar para a deficiência de vitamina K2 no organismo é a alteração na produção da bile, doença celíaca, uso de antibióticos e anticoagulantes, e, hemorragias.

A melhor fonte alimentar da vitamina K2 é o natto, um tradicional prato japonês. Entretanto, o natto não é um produto popular no mundo ocidental, podendo a suplementação de vitamina K2 ser uma boa alternativa. Pensando na qualidade do produto, a NatusVita utiliza a vitamina K2 que é extraída do natto.

Atenção! A suplementação de vitamina K2 não é indicada para pessoas em uso de medicamentos anticoagulantes.

 

Onde comprar Vitamina K2 em cápsulas?

Você pode comprar a Vitamina K2 em cápsulas, com total segurança e garantia de qualidade no site da NatusVita. A NatusVita utiliza Vitamina K2 extraída do natto. Você pode pagar em até 10X no seu cartão de crédito ou com desconto no boleto bancário. Enviamos para todo o Brasil.

Clique ao lado para comprar, Vitamina K2.

Referências bibliográficas:

DORES, Sílvia Maria Custódio das; PAIVA, Sérgio Alberto Rupp de; CAMPANA, Álvaro Oscar. Vitamina K: metabolismo e nutrição. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 14, n. 3, p. 207-218,  dez.  2001.

ESCOTT-STUMP, S.; MAHAN, L. K. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed.2010.

KLACK, Karin; CARVALHO, Jozélio Freire de. Vitamina K: metabolismo, fontes e interação com o anticoagulante varfarina. Rev. Bras. Reumatol.,  São Paulo,  v. 46, n. 6, p. 398-406,  dez.  2006.

OKUYANA, H. et al. Statins stimulate atherosclerosis and heart failure: pharmacological mechanisms. Expert Rev Clin Pharmacol. Vol. 8, n. 2, pp. 189-199. Março de 2015.

 

 

 

 

4 comentários em

O que é a Vitamina K2 MK7 e para que serve a Vitamina K2?

  1. Donizeti Alves Batista
    26 de junho de 2017 às 11:54 (8 meses ago)

    Eu faço usa de Ginkingo Biloba 120 mg, duas vezes ao dia e gostaria de suplementar com a vitamina K2,
    Será que posso?, Aguardo resposta.

  2. NatusVita
    4 de julho de 2017 às 10:09 (8 meses ago)

    Olá Donizeti!
    O Ginkgo Biloba é um fitoterápicos com efeito anticoagulante em potencial e a Vitamina K promove a coagulação sanguínea. Não faz sentido usar essas dois suplementos concomitantemente.

  3. Gisele
    8 de dezembro de 2017 às 20:23 (2 meses ago)

    Meu pai toma Aas um ao dia ele pode tomar vitamina k2?

  4. NatusVita
    12 de dezembro de 2017 às 10:24 (2 meses ago)

    Olá Gisele,
    Especificamente no caso do seu pai em que já o consumo de medicamento, ele precisa consultar um médico antes consumir a vitamina K2.

Responder