Blog da NatusVita

O que é hipercalórico? Quais os benefícios dentro da prática física?

É muito comum chegar nas academias e ver o pessoal agitando as suas garrafinhas ou comentando que tal suplemento ajuda a criar músculos e aquele outro te dá mais disposição e energia. Mas afinal, devo fazer o uso de suplementos só porque pratico atividade física? Se devo, qual tipo devo consumir? Para chegar à essas respostas é preciso entender o que são suplementos esportivos e que cada um deles tem uma finalidade específica.

mass 7

Praticantes de atividade física

Dentro da prática física, o suplemento esportivo pode atuar como um recurso ergogênico, cujo objetivo, é melhorar a performance de um atleta ou qualquer outro indivíduo que pratique exercício regularmente.

Portanto, eles servem para complementar a alimentação, oferecendo nutrientes que o nosso organismo não produz em quantidades suficientes ou não tem capacidade de produzir, ou para repor tais nutrientes que tem sua demanda aumentada por conta do exercício físico, auxiliar no aumento da massa magra, minimizar os efeitos da fadiga, ou apenas para oferecer energia para garantir a boa performance no treino. Existem centenas de formulações de suplementos esportivos dentro das classes de suplementos e hoje vamos apresentar o hipercalórico da NatusVita o MASS HEAVY Hypercaloric, um suplemento muito utilizado entre esportistas e praticantes de atividades físicas.

O que é MASS HEAVY Hypercaloric?

mass 1

Hipercalórico da NatusVita

É um suplemento alimentar hipercalórico com elevado valor energético, composto por aminoácidos essenciais, proteínas e carboidratos de elevado valor biológico. Com alta densidade calórica, o MASS HEAVY Hypercaloric é muito consumidos por praticantes de atividades físicas que desejam adequar o aporte de energia, à medida que preserva a massa corporal magra.

Composição do MASS HEAVY Hypercaloric

O MASS HEAVY Hypercaloric possui maltodextrina que é carboidrato simples, de alto índice glicêmico e, por isso, é rapidamente absorvido pelo organismo. Esse tipo de carboidrato fornece energia rápida que é essencial para a demanda durante o treinamento físico. É importante salientar que o músculo esquelético necessita de energia de liberação rápida para realizar a contração muscular, dependendo disso o sucesso da amplitude do movimento do exercício.

O MASS HEAVY Hypercaloric possui também o Waxy Maize ou amido de milho ceroso, que é um carboidrato de digestão um pouco mais lenta. Isso possibilita que a disponibilidade de energia seja prolongada assim como a saciedade, quando comparado com outros tipos de amido. Se consumido após o treino o MASS HEAVY Hypercaloric garantirá a reposição da energia muscular e hepática gastas durante os exercícios à medida que vai ajudar a proteger a musculatura de lesões e evitar o catabolismo proteico, pela mobilização dos aminoácidos.

As proteínas de alto valor biológico que compõem o MASS HEAVY Hypercaloric fornecem aminoácidos que o corpo não produz, ou produz em quantidades inferiores aos da necessidade do organismo. Além disso, suprem a demanda de proteínas necessárias para que não haja o catabolismo proteico, incrementando o ganho de massa muscular.

mass 2

Suplementação esportiva aliada à hipertrofia

Porque usar o MASS HEAVY Hypercaloric?

Atingir as necessidades calóricas para muitos esportistas, atletas e indivíduos intensamente treinados, pode apresentar desafios. Conciliar os treinos diários com o trabalho e as responsabilidades familiares pode ser uma tarefa difícil, comprometendo a quantidade, a qualidade e o tempo das refeições, causando grande impacto sobre os níveis de energia e força e, principalmente na saúde.
Em uma situação em que a ingestão energética é limitada, a massa corporal magra poderá ser utilizada pelo organismo como combustível. A perda dessa massa magra pode resultar em perda de força e queda do rendimento físico.

Benefícios do MASS HEAVY Hypercaloric

mass 3

Hipertrofia muscular

• Evita a depleção muscular;
• Ajuda a atingir a necessidade energético-proteica de praticantes de atividade física;
• Fornece energia rápida necessária para a contração muscular;
• Fornece aminoácidos envolvidos na síntese proteica e consequente síntese muscular;
• Garante o aporte de energia necessária para a realização do treino;
• Auxilia no ganho de massa corporal;
• Repõe os estoques de energia.
• Auxilia na resistência e disposição durante os treinos.

Os MASS HEAVY Hypercaloric ajuda no ganho de peso, através do aumento da massa magra. Se utilizado corretamente, ele visa aumentar a composição corporal por meio da hipertrofia, sem aumento do tecido adiposo. Também são indicados para quem está abaixo do peso ideal e tem dificuldade no ganho de peso. Além disso, pessoas com idade avançada quem veem numa constante de perda de massa corporal e não conseguem atingir o consumo diário recomendado de energia, podem fazer uso da classe dos hipercalóricos.

Como os demais suplementos alimentares, o MASS HEAVY Hypercaloric deve ser prescrito por profissional nutricionista, que realizará uma avaliação completa do indivíduo.

Por ter alta densidade calórica, o MASS HEAVY Hypercaloric não deve ser consumido caso não haja uma rotina de exercícios físicos, ou não haja necessidade de ganho de massa corporal. Fazer uso do MASS HEAVY Hypercaloric sem atividade física, pode levar ao aumento do estoque de energia em forma de gordura corporal.

 

REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS:

BIESEK, S.; ALVES, L. A.; GUERRA, I. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. Barueri, SP: Manole, 2005.

CLARKSON, P. M. Nutrition for improved sports performance. Current issues on ergogenic aids. Sports Medicine, v. 21, n. 6, p. 391-401, 1996.

DANTAS, Estelio. H.M.A. prática da preparação física. 5 ed, Rio de Janeiro: Shape, 2003.

DOUGLAS, Carlos Roberto. Tratado de fisiologia aplicado à nutrição. São Paulo: Robe, 2002.

ESCOTT-STUMP, S.; MAHAN, L. K. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed.2010.

Responder