Blog da NatusVita

Exercício físico x suplementos esportivos

Hoje o blog está um pouco diferente! É mais um “bate papo” do que uma matéria em si…
Vamos falar sobre a prática de atividade física e te dar algumas dicas de como melhorar o seu rendimento.

Exercício Físico

O exercício físico possibilita benefícios a curto e longo prazo, na composição corporal, manutenção da saúde, combate ao envelhecimento precoce, combate à obesidade, além, de ser uma medida protetiva do coração e de algumas doenças crônicas.
Portanto, antes de almejar objetivos ligados à estética corporal é preciso entender que a atividade física lhe proporcionará muitos benefícios ligados à saúde e a composição corporal será consequência da prática física.

A escolha do exercício físico

Primeiramente, o exercício físico escolhido deve estar relacionado com algo que te desperte certo interesse e que você goste, assim as chances de alcançar os resultados almejados serão maiores. Como existem muitas modalidades e tipologias de exercícios, as vezes surgem muitas dúvidas quanto à qual traria os resultados desejados sobre o seu corpo e saúde.

exe 8

Modalidades de exercício físico

É importante que o exercício escolhido vá de encontro aos seus objetivos e é neste momento que entra o educador físico. Ele é o mais indicado em orientar o tipo e a frequência de atividade física que se encaixaria ao seu perfil e objetivos esperados.

Além de escolher uma atividade física que se tenha maior afinidade, esta deverá lhe trazer prazer e bem estar. Escolha um exercício que te deixe animado para praticar e que te desperte entusiasmo para realizá-lo.

Firme um compromisso consigo mesmo, de forma que a atividade física faça parte da sua vida e ganhe posição de destaque assim, como seu trabalho, estudos e vida social.

Sucesso do desempenho físico

“O sucesso no desempenho físico é uma combinação entre a genética favorável, vontade, treinamentos e uma abordagem consciente sobre nutrição. Se o atleta é amador ou profissional, iniciante ou avançado, a importância da nutrição como um fator que contribui para o sucesso durante os treinos e competições tem sido reconhecido durante séculos”. (KRAUSE, 2010)

exe 4

Exercício x alimentação

Isso mesmo! A alimentação e os nutrientes consumidos são fatores determinantes para o sucesso da performance física. Se bem aplicada, ela ajudará no alcance dos objetivos buscados e também no desempenho da atividade física podendo trazer mais energia, disposição, diminuir medidas e até aumentar a massa magra.

Suplementos esportivos

Os suplementos esportivos podem atuar como um recurso ergogênico, que é uma “substância ou prática utilizada para aumentar a produção de energia ou trabalho podendo melhorar o desempenho físico”.

exe 11

Suplementos Esportivos Gold Quality da NatusVita

São diversos os tipos de suplementos esportivos:

Suplementos proteicos: São suplementos à base de proteínas que visam alcançar a necessidade de proteína à ser ingerida diariamente.

Suplementos energéticos: São suplementos geralmente à base de carboidrato, que visam oferecer energia necessária para a prática física, evitar o catabolismo proteico e a fadiga do músculo, ou repor os estoques de energia que foram gastos.

Suplementos termogênicos: São suplementos que aceleram o metabolismo, aumentam a queima calórica, transformando a gordura em energia. Estes suplementos tendem a aumentar a disposição física.

Suplementos de aminoácidos: São suplementos à base de aminoácidos ou uma combinação deles (BCAA) que tem por objetivo oferecer ao organismo os aminoácidos necessários para a contração e construção muscular. A vantagem do consumo dos aminoácidos é que sua estrutura química permite uma rápida absorção, sendo este disponibilizado rapidamente aos músculos.

Suplementos vitamínicos e minerais: São suplementos à base de algum mineral ou vitamina específicos ou uma combinação deles, que visam disponibilizar ao organismo os ingredientes necessários para atuação em diversos mecanismos, como o aumento da produção de hormônios, aumento da geração de energia, melhora da contração muscular, aumento da captação de oxigênio, aumento do transporte de nutrientes e oxigênio entre os órgãos, liberação de hormônios ligados ao bem estar e até mesmo o fortalecimento da imunidade.

Os suplementos esportivos, se bem aplicados, podem aumentar as suas chances de alcançar os seus objetivos. Portanto, se aliados à rotina de treinos e a um planejamento alimentar, os suplementos esportivos, podem garantir o sucesso dos seus resultados.

exe 10

Suplementos Esportivos Silver Series da NatusVita

No site da NatusVita temos todas as classes de suplementos esportivos e nutricionais disponíveis para venda. Confere lá: https://www.natusvita.com.br/ e aproveite as nossas ofertas!

Referências bibliográficas:

BIESEK, S.; ALVES, L. A.; GUERRA, I. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. Barueri, SP: Manole, 2005.

ESCOTT-STUMP, S.; MAHAN, L. K. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed. 2010.

1 Pingbacks & Trackbacks de

Exercício físico x suplementos esportivos

Responder