Blog da NatusVita

Chá Verde: Conheça sua ação termogênica e como ela promove a perda de peso

Termogênico, emagrecedor, antioxidante, alimento, bebida ou simplesmente chá? E, se eu lhes disser que o Chá Verde é tudo isso e um pouquinho mais? Ficou interessado? Segue com a gente que o assunto de hoje é o Chá Verde.

Formas de consumo do Chá Verde

Conheça mais sobre o Chá Verde

O Chá Verde é obtido através da planta Camellia Sinensis, uma planta tropical, nativa da Índia, que foi levada para a China pela rota da seda, onde teve grande aceitação. Depois da água o chá é a bebida mais consumida no mundo, primeiramente vem o consumo do Chá Preto e em seguida vem o Chá Verde. Entretanto, o Chá Verde pode ser consumido também em forma de cápsulas, enriquecido com vitaminas e minerais ou em pó, como Matcha, por exemplo.

O Chá Verde é rico em compostos biologicamente ativos (flavonóides, catequinas, polifenóis, alcalóides), vitaminas e sais minerais que contribuem para a prevenção e o tratamento de várias doenças, inclusive a obesidade.

Entre uma variedade de efeitos benéficos do Chá Verde, grande atenção tem sido dada ao seu potencial na redução da gordura corporal. Evidências sugerem que ele possa reduzir o apetite e aumentar o catabolismo (quebra) de gorduras.

Como o Chá verde auxilia na perda de peso?

Chá Verde: aliado na perda de peso

Alguns estudos tem apontado que o Chá Verde é uma excelente fonte de flavonóides, conhecidos como catequinas, que são capazes de promover a diminuição do peso e da gordura corporal e auxiliar na prevenção e no tratamento da obesidade.

Além disso, o Chá Verde é termogênico e pode acelerar o metabolismo, ou seja, aumentar o gasto energético basal (repouso), desta forma podendo promover a perda de peso. Combinado com exercícios físicos regulares, a utilização da gordura corporal como fonte de energia poderá ser maior, devido à estimulação do metabolismo lipídico no fígado ou no músculo esquelético, locais onde estão aumentadas as oxidações dos ácidos graxos livres (gorduras).  Desta forma, o Chá Verde contribui para o efeito detoxificante no organismo, pela ação dos polifenóis sob o fígado, reduzindo o colesterol, a inflamação e o estresse oxidativo.

Consumo do Chá Verde

Além das catequinas, que são capazes de promover a diminuição de peso corporal, gordura corporal e auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade e de doenças associadas como diabetes, cardiovasculares e dislipidemias, no Chá Verde estão presentes outros importantes compostos orgânicos, entre eles a cafeína e muitos aminoácidos.

A cafeína atua diretamente no sistema nervoso central, o seu consumo provoca o aumento do estado de vigília, diminuição da sonolência, alívio da fadiga, aumento da respiração, aumento na liberação de catecolaminas, aumento da frequência cardíaca, aumento no metabolismo energético e diurese. Alguns estudos em humanos, tem demonstrado que uma mistura de catequinas e cafeína aumentam a termogênese e a oxidação lipídica, promovendo o aumento do gasto energético.

Estudos comprovam os benefícios do Chá Verde

Evidências sugerem que o extrato do Chá Verde contendo 25% de catequina possa reduzir o apetite e aumentar o catabolismo (quebra) de gorduras. A catequina pode interagir especificamente com um componente da via de controle do apetite, ou seja, da saciedade e, consequentemente, reduzir a ingestão alimentar.

Em estudo envolvendo 33 pacientes com dislipidemias (colesterol elevado) que suplementaram o Chá Verde durante 16 semanas, pesquisadores concluíram que o consumo de Chá Verde na dieta contribuiu para a redução de gorduras sanguíneas. Também observou-se a perda de peso e a diminuição do IMC (1,7% em ambos).

Chá Verde na perda de peso

Importantes estudos foram realizados para avaliar o efeito termogênico do Chá Verde em seres humanos. Em 1999, Dulloo et al., relataram o efeito do extrato de Chá Verde contendo cafeína e polifenóis, no aumento do gasto energético de 24 horas e na oxidação de gordura em jovens saudáveis. Em outro estudo, Chantre e Lairon também demonstraram que o Chá Verde provocou emagrecimento e atribuíram este efeito ao aumento da termogênese. Após três meses de intervenção, os autores observaram que houve uma redução de 4,48% na circunferência abdominal e de 4,6% na redução do peso. Por fim, em 2007 os resultados de um estudo que investigou a ação termogênica da cafeína que está presente no Chá Verde, apontaram para a sua capacidade em aumentar o gasto energético em repouso durante quatro horas após sua ingestão, ao mesmo tempo em que aumenta o foco, o estado de alerta e a energia, além de diminuir a fadiga sem promover ansiedade.

Além de colaborar de uma maneira geral para a otimização da saúde o Chá Verde é um excelente termogênico, que ajuda a potencializar a perda de peso e evita o ganho de massa adiposa.

O Chá Verde pode ser consumido em cápsulas, como chá ou como um alimento na preparação de bolos, biscoitos, massas, smoothies, sucos detox, vitaminas de frutas… Vai do seu paladar e criatividade!

Onde Comprar Chá Verde

Chá Verde
Clique ao lado para comprar Chá Verde.
Pague em até 10X sem juros.
Ou 5% de desconto no pagamento com boleto.

Referências:

BATISTA, Gesiani de Almeida Pierin et al . Estudo prospectivo, duplo cego e cruzado da Camellia sinensis (chá verde) nas dislipidemias. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo,  v. 93, n. 2, p. 128-134,  Aug.  2009.

BELZA, A., ELZA, S., TOUBRO, A. The effect of caffeine, green tea and tyrosine on thermogenesis and energy intake. European Journal of Clinical Nutrition (2009). N. 63, pp. 57–64. Setembro de 2007.

ESCOTT-STUMP, S.; MAHAN, L. K. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed.2010.

KASSIM, Ana Ligia Oliveira; FERNANDES, Camila; RODRIGUES, Karina. Efeitos da suplementação de chá verde em indivíduos praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 3, n. 17, p. 442 – 467, set./out., 2009.

LAMARÃO, Renata da Costa , FIALHO, Eliane. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Rev. Nutr. Campinas, vol. 22, n. 2, pp.257-269. Março/Abril de 2009.

VERA-CRUZ, Marta et al . Efeito do chá verde (Camelia sinensis) em ratos com obesidade induzida por dieta hipercalórica. J. Bras. Patol. Med. Lab.,  Rio de Janeiro,  v. 46, n. 5, p. 407-413,  Oct.  2010.

3 Pingbacks & Trackbacks de

Chá Verde: Conheça sua ação termogênica e como ela promove a perda de peso

  1. Café Verde: Bom Auxílio para Emagrecer! | Blog da NatusVita
    8 de Fevereiro de 2018 às 10:13 (2 semanas ago)

    […] Estudos internacionais já mostraram que as cápsulas à base do vegetal são eficazes, como forma complementar, no controle das taxas de açúcar no sangue e na redução do peso. […]

Responder