Blog da NatusVita

Cansaço Excessivo – Motivos e Causas Prováveis

Cansaço Excessivo

Sente muito cansaço mesmo sem saber o por que?

O cansaço excessivo ou a fadiga, são queixas comuns nos consultórios médicos e pode ser resultado de várias causas diferentes.

Uma causa muito comum e que nem sempre é detectada é a deficiência de nutrientes no organismo.  Estudos e relatos clínicos tem relacionado o cansaço excessivo com níveis séricos abaixo da normalidade de Vitamina D, que está intimamente ligada ao cálcio.

Essas manifestações de cansaço excessivo e sonolência diurna podem levar, se não investigadas e tratadas, à piora dos sintomas ao ponto de provocar dificuldades funcionais do corpo e prejudicar a realização de tarefas diárias normais.

Cansaço Excessivo e a falta de Cálcio e Vitamina D

Você sabia que a população brasileira adulta tem 50% de falta de Cálcio e 60% de falta de Vitamina D?

Segundo dados do IBGE obtidos pela Análise do Consumo Alimentar no Brasil, de 2008-2009, brasileiros adultos ingerem apenas 50% da quantidade preconizada de cálcio pela recomendação diária de ingestão (RRDI) e 60% da quantidade ideal de vitamina D. Esses dois nutrientes estão entre os mais ausentes na alimentação do brasileiro.

As deficiências de vitamina D e cálcio estão intimamente ligadas, visto que é a vitamina D que ajuda o organismo a absorver o cálcio. A falta de ambos enfraquece os ossos, aumenta a incidência de fraturas , o risco de desenvolver doenças crônicas e adivinhe mais o que? A falta destes nutricentes pode causar cansaço em excesso.

Cansaço Excessivo Motivos

Queixas de fadiga e indisposição devem ser investigadas incluindo a medição rotineira dos níveis séricos de Vitamina D e de Cálcio. A deficiência / insuficiência de Vitamina D e de Cálcio é cada vez mais reconhecida como uma epidemia global, estimada em mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.

A Vitamina D parece ser necessária para o melhorar o funcionamento músculo esquelético, sua deficiência está associada ao aumento do risco de quedas,  e incapacidade entre pacientes, bem como dor crônica, dor nos ossos, dor lombar e casos de miopatia dolorosa.

Causas Cansaço Excessivo

A falta de certos nutrientes pode ser a causa do excesso de cansaço.

Cansaço Excessivos – Causas reveladas por estudos

David e Mc Carty (2010) realizaram um estudo com uma mulher de 28 anos de idade que foi avaliada por 4 meses de sonolência diurna excessiva, após testes durante a noite não foi detectado distúrbios relacionados à respiração e ao sono, pelo contrário, esse teste revelou a presença de uma longa noite de sono e fadiga penetrante. Um nível sérico baixo de Vitamina D foi detectado. Após a suplementação houve melhora dos sintomas sobre a fadiga – cansaço excessivo e também nos demais sintomas relatados (dor nas coxas e cabeça, e síndrome da dor lombar).

Em um estudo de caso realizado por Johnson e Sattari (2015) um homem de 61 anos foi avaliado por fadiga excessiva diurna. Uma análise abrangente, incluindo testes de função da tireóide e níveis de testosterona, não revelou nenhuma anormalidade. Contudo, o nível sérico de Vitamina D estava abaixo da normalidade e uma suplementação logo foi iniciada. Após alguns meses, o paciente relatou resolução completa da fadiga diurna, correspondendo a um aumento em seus níveis de Vitamina D.

Mulheres pré menopáusicas saudáveis ​​com fraqueza, fadiga e dor não específica foram avaliadas por Ecemis e Atmaca (2013) que atribuíram os sintomas e o comprometimento das atividades diárias aos níveis séricos baixos de Vitamina D, quando comparado com mulheres com níveis suficientes de Vitamina D.

Outro estudo foi realizado com 200 enfermeiras que trabalham no Hospital Shahid Beheshti, no Irã, este público foi selecionado por ter cargas horárias altas e baixa exposição ao sol.  Ao final do estudo revelou-se que 89% das enfermeiras tinham deficiência de Vitamina D o qual foi relacionado positivamente com as queixas de fadiga.

Fadiga Excessiva e a Relação do Cálcio com a Vitamina D

A Vitamina D contribui para manter a saúde dos ossos fazendo que o corpo absorva melhor o cálcio. Por isso, é importante oferecer ao organismo níveis adequados de Cálcio e de Vitamina D.

Sabemos que a deficiência de Vitamina D é relacionada com o surgimento de manifestação de fadiga e também de queixa de dores nas costas, nos ossos e na região lombar, por isso, é importante que o Cálcio também esteja com seus níveis adequados no organismo, para fortalecer a estrutura óssea e minimizar as dores nos ossos.

Desta forma, a deficiência de cálcio, pode indiretamente atuar sobre a fadiga, por intensificar as dores no corpo decorrente da deficiência de Vitamina D. Além disso, a funcionalidade do corpo pode ser comprometida se os ossos não estiverem recebendo doses diárias adequadas de Cálcio e de Vitamina D, pois, estes dois nutrientes atuam em sinergia.

Conheça o Super Cálcio + Vitamina D

Combater o Cansaço Excessivo?

Contém 100% da Ingestão Diária Recomendada de Cálcio e Vitamina D.

O Super Cálcio + Vitamina D da NatusVita é um suplemento em cápsulas à base de Cálcio e Vitamina D especialmente formulado para aqueles que não estão conseguindo atingir os níveis adequados de Cálcio e Vitamina D somente por meio da alimentação. Desta forma o Super Cálcio + Vitamina D, pode ser uma opção prática para adequar os níveis de Cálcio e Vitamina D no organismo e evitar as manifestações desagradáveis que a falta destes nutrientes podem causar.

Compre Super Cálcio + Vitamina D clicando aqui!

Referências Bibliográficas

  1. DAVID, E.; MCCARTY, M. D. Resolution of Hypersomnia Following Identification and Treatment of Vitamin D Deficiency. J Clin Sleep Med, n. 6, vol. 6, pp. 605-608. Dezembro de 2010.
  2. ECEMIS, G. C.; ATMACA, A. Quality of life is impaired not only in vitamin D deficient but also in vitamin D-insufficient pre-menopausal women. J Endocrinol Invest, n. 36, vol. 8, pp. 622-627. Setembro de 2013.
  3. ALAVI, N. M. et al. Fatigue and Vitamin D Status in Iranian Female Nurses. Glob J Health Sci, n. 8, vol. 6, pp. 196-202. Junho de 2016.
  4. JOHNSON, K.; SATTARI, M. Vitamin D deficiency and fatigue: an unusual presentation. Springerplus, n. 4, vol. 584, 2015.

 

Responder